Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

Porcupine tree


O que falar dessa banda que começou no final da década de 80, como projeto solo de Steven Wilson, e que só descobri a pouco tempo...
Porcupine é dessas bandas que pregam que “Uma nota bem encaixada vale mais que mil escalas”, e eles encaixam muito bem as notas. Apesar dos 20 anos na estrada, a banda só alcançou o sucesso a partir do lançamento de dois álbuns, o Lightbulb Sun (2000), e o aclamado In Absentia (2002).
O líder da banda Steven Wilson toma conta dos vocais, das composições e das guitarras, além de ser conhecido como um grande produtor.
Ele não se considera guitarrista: "Eu não sou um guitarrista, na verdade. Alguns guitarristas quando jovens ficam obcecados por tocar guitarra praticando horas e horas, aprendendo musicas dos outros. Eu apenas aprendi guitarra para escrever músicas, eu não sei tocar musicas dos outros”.
Outro destaque da banda é o atual baterista, Gavin Harrison, considerado um dos grandes da atualidade, eleito como um dos melhores do ano em 2007, 2008 e 2009. Gavin é reverenciado por sua técnica, movimentos precisos e suaves e manipulação do tempo.
Outra coisa que me impressionou muito no som dos caras são os riffs pesados de algumas musicas, tais como ‘Blackest Eyes’ (In Absentia), ‘Open Car’ (Deadwing, 2005), e ‘Hatesong’ (Lightbulb Sun), com seu riff de baixo impressionante. Também me impressiono com o tempo quebrado de bateria da musica ‘The Sound of Muzak’ (In Absentia). Outra música que gostei bastante ao escutar, e também considera uma das melhores é “Anesthetize”, uma faixa com 17min iniciando de forma lenta, depois ganhando peso, sedo essa parte uma das mais pesadas de toda a carreira do PT. É claro que nas partes psicodélicas e lentas das musicas se remete as origens, como o Pink Floyd.
Eu particularmente gosto de álbuns ao vivo, quando a banda é boa mesmo o som ao vivo fica mais cru e sempre com os solos e improvisações menos automáticos. Isso foi o que me chamou bastante atenção nesta banda, os CDs mesmo os bootlegs, são de uma qualidade impressionante. Destaco o DVD Arriving Somewhere... (2006), e o recém lançado Anesthetize (2010). E de estúdio o In Absentia e o Fear of a Blank Planet (2007).

http://www.taringa.net/posts/musica/2466807/Porcupine-Tree---Megadiscografia.html

POSTADO POR LEONARDO MENEZES

Nenhum comentário:

Postar um comentário