Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Born To Kick Your Ass

Sou bem sincera quando digo que soube da existência da HQ a partir da publicidade do filme. Ou seja, nunca ouvi falar de kick-ass até quatro semanas atrás. Mas... Devido a suas boas críticas, tanto do filme quando dos quadrinhos, achei que a obra merecia mais que propaganda.
A HQ criada por Mark Millar e John Romita Jr., em 2008, conta a história de um garoto de 17 anos que resolve ser um super-herói para acabar com tédio do dia-a-dia. Mas após um vídeo contendo sua pessoa lutando contra uma gangue local surge na internet, Kick-Ass  se torna famoso inspirando várias outras pessoas comuns a se vestirem e agirem como um super-herói. No entanto, ao se envolver com uma máfia perigosa e com mais outros vigilantes fantasiados, o herói se vê com “his ass kicked!”
O quadrinho se vangloria nas porradas e comédia. Muito sangue, decapitações e pensamentos de um típico adolescente depravado (garotas, quadrinhos e pornografia). Embora o que eu senti falta foi de dinamismo e profundidade na narrativa. Mas gosto não se discute. É bem provável que a previsibilidade do roteiro seja proposital para dar mais leveza à história. E Kick-Ass também merece crédito por ter tirado a Marvel da rotina...
Bem... falando agora da adaptação para o cinema... Eu gostei! Claro que houve a marca de Hollywood no meio, ou seja, modificações no curso da história e, inclusive, de parte do final. Algumas necessárias para criar movimento e emoção, exigências do veículo. Já outras, eu acredito, subestimam a percepção do espectador e visa apenas satisfação dos produtores executivos. Mas é um filme que foi muito mais fiel à obra original do que a maioria das outras adaptações proveniente de histórias em quadrinhos, e não dispensou o sangue e a porrada, características marcantes e muitas vezes não valorizadas em grandes produções cinematográficas.
Enquanto lia o quadrinho, passava pela minha cabeça se essa história foi pensada simultaneamente em uma versão cinematográfica... Por apelar para certos clichês americanos e abusar das ironias e comicidades de um simples adolescente, o enredo se faz muito tentador a agradar o grande público. Mas a obra original também tem sua função de privilegiar os super-heróis. Claro, que todos nós já pensamos por que não existem heróis mascarados em nosso mundo, e porque não vemos também pessoas comuns defenderem com seu próprio corpo outras pessoas também ordinárias. Ou seja, a idéia central da história não é nova nem mesmo original. Mas o que faz dessa HQ tão incrível e heróica é que finalmente alguém resolveu escrever essa “nossa história” em quadrinhos. 

Kick-Ass (HQ), pode ser baixado no blog Torrodos Anônimos (http://torrodosanonimos.blogspot.com/2010/05/to-get-your-ass-kicked.html), e o filme também já se encontra solto pela net.
POSTADO POR VANESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário