Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

Allman's Brothers


Pegando a deixa do blues da nossa amiga Vanessa, falarei um pouco sobre uma banda que está na estrada há 40 anos tocando, sobretudo, Blues. Pra mim o som dos caras, além de inconfundível, é diferente e de uma técnica e improvisação incomparáveis. As duas cabeças da banda foram, como o nome já diz, os irmãos Allman: Duanne (guitarra) e Gregg (voz, teclado e letras). Eles fazem um estilo que tem como raiz o blues, com os costumes country sulista, e claro uma dose de Rock’n’Roll.


Ao falar de Allman Brothers Band, é impossível não falar de Duanne Allman, digamos um dos melhores guitarristas de todos os tempos, valendo sempre ressaltar que ele morreu antes de completar 25 anos. Em três anos de banda, ele ficou marcado para sempre na historia da música. Além de recentemente ter sido considerado pela revista Rolling Stone como o 2º melhor guitarrista de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix. O que legou essa fama para ele foi sua facilidade de improvisação e sua versatilidade no uso de slide na guitarra. Após sua morte, o outro guitarrista Dickey Betts assumiu as guitarras, sozinho, até a década de 80 (ele também está na lista dos 100 melhores da Rolling Stone #58). No Allman Brothers, todos os guitarristas estão nessa lista. Warren Waynes é #23 e Derek Trucks, filho do baterista fundador Butch Trucks, é o #81. .
Uma grande característica da banda são os seus grandes álbuns ao vivo. Tais como: At Fillmore East (71), esse ainda contando com Duanne. An Evening with the Allman Brothers Band: First Set (92) e o One Way Out (2004). E de estúdio eu gosto sempre de indicar o Shades of Two Worlds (91), que um grande amigo me apresentou anos atrás.
Estou disponibilizando diretamente do meu acervo de 20 CDs do Allman o disco ao vivo An Evening with the Allman Brothers Band: First Set.




POSTADO POR LEONARDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário